segunda-feira, 28 de março de 2011

Passeios Fatais


Contacto com a lagarta do pinheiro pode provocar a morte do cão


Podem parecer inofensivas e muitas vezes nem sequer as vemos, mas esta lagarta pode provocar danos severos ou até mesmo a morte dos cães que com elas contactem.
O período mais crítico é entre Janeiro e Maio, altura em que os donos começam a levar os seus cães a passear, por isso é preciso evitar os pinheiros nesta altura do ano. Devido à curiosidade imprópria dos cães, eles têm tendência para brincar com as lagartas. Se lhes tocam com as patas, estas ficam logo inflamadas, mas o pior é quando eles as abocanham (o que é normal nos cães).
Os sintomas começam a surgir meia hora depois, o cão começa a babar-se e a sentir uma enorme desconforto no focinho e começa a esfrega-lo constantemente. Embora o dono possa tentar aliviar o desconforto com água, é aconselhável leva-lo ao veterinário o mais rápido possível. O cão terá que ficar internado pois esta lagarta pode provocar a morte do cão :(
Nos casos mais graves, pode surgir o edema da glote (tem dificuldade em respirar), ou a língua começa a ficar preta e a apodrecer, tendo de ser amputada num todo ou em parte. Se isto acontecer o animal deixará de poder beber água sozinho, uma vez que a língua é o órgão essencial para tal.



Estas lagartas alem de serem perigosas para os animais são também prejudiciais para as crianças, pois o seu aspecto coloridos desperta a curiosidade delas. É uma lagarta com 15 a 20 centímetros e possuem oito receptáculos com cerca de 100 mil pêlos urtigantes que provocam as alergias cutâneas, oculares e respiratórias.


 


VAMOS AJUDA-LOS SIM????

12 comentários:

  1. conheço um caso assim,em que os donos tiveram mesmo que mandar amputar a língua ao cãozito..e ele nunca mais ladrou...incrível como uma lagarta tão pequena pode ser tão perigosa.

    ResponderEliminar
  2. coitados dos cãezinhos, às vezes é impossível evitar e a culpa não é de ninguém :s
    Fazem alergias às crianças? E aos adultos?

    ResponderEliminar
  3. sim linda faz mal aos dois, mas como as crinaças sao mais curiosas e n tÊm tanta consciencia do perigo é normal ficarem infectadas

    ResponderEliminar
  4. A minha cadela tem 1 ano e 4 meses. Eu sabia do perigo das lagartas e jamais a deixaria chegar-se ao pé se soubesse que elas lá estavam, como não vi nenhuma este ano, fui passeá-la para um pinhal que há perto da minha casa. Não tinha conhecimento do ciclo delas, então, como ela adora escavar buracos e meter o focinho em todo o lado eu estava descansada... é aí que olho e vejo ela a escavar, escavar, até sair um montão de lagartas do pinheiro debaixo da terra (é altura delas ficarem debaixo da terra), afastei-a logo mas foi tarde demais. Penso não ter ingerido nenhuma, mas o contacto com o focinho foi o suficiente para ter ficado logo envenenada. Ela própria provocou o vómito umas 6 vezes, fui a correr para a veterinária com ela onde lhe foi imediatamente administrada 4 injecções. Nos dias seguintes continuou a ir à veterinária, mas ao 3º dia a veterinária disse que a ponta da língua lhe ia cair. Hoje faz uma semana que isso aconteceu, a ponta da língua já caiu, ela está quase a voltar a vida normal dela. Eu, no primeiro dia também tive de ir ao hospital apanhar uma injecçao, pois ao tocar no focinho da cadela estive em contacto indirecto com as toxinas da lagarta, o que me provocou reacçao alérgica. Felizmente não foi pior, só depois disto soube que havia casos muito piores, uns que têm de ser abatidos. É triste ver os nossos bichinhos passar por isto. Não se deixem enganar por aquele animal, ele é tão perigoso ou mais que uma cobra. As suas toxinas são muito mortais quer nos animais, quer no ser humano. Depois de ter acontecido isto sinto-me muito mais alerta e já não vou para ao pé dos pinheiros. Informem-se melhor sobre esse animal.

    ResponderEliminar
  5. Fico triste pela cadelinha:( tadinha os animais nao deviam sofrer assim, agora desejo-lhe tudo de bom e que fique boa rápida:) Obrigado pelos comentários:) beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Obrigada :) Ela agora está-se a habituar a fazer o que fazia. Tem alguma dificuldade em comer e beber água, mas já o faz sozinha e depressa se habituará. Já brinca e tudo. =) É muito bom manter as pessoas informadas desse perigo! Continuação de um bom trabalho com o Blog. Vou aparecendo!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. QUANDO EU TIVER UMA CONDIÇAOS BOA,OU GANHAR QUALQUER PREMIO VOU CUIDAR DOS CÃES ABANDONADOS

    ResponderEliminar
  8. coitados dos caes as vezes pensamos que nada lhes pode acontecer e quando vamos ver sao os mais afetados

    ResponderEliminar
  9. As lagartas sao venenosas

    ResponderEliminar
  10. fui picada por essa largata no pescoço em dois lugares queima muito poderia me dizer o fazer grata urgente

    ResponderEliminar
  11. o meu cao foi mordido hoje mas a veterinaria ja tinha fechado entao rezolvi ligar o meu menino vai ter que esperar amanha para ir mas tou tao triste que tenho medo que nao aguente tenho molhado o focinhito dele com agua espero que nao lhe acontessa nada de mal

    ResponderEliminar